"Floresta Amazônica pode virar savana, diz estudo do Banco Mundial."

OMG!! Como assim?!! Essa foi minha reação sobre isso... Pra saber mais leia a reportagem escrita por Amazonia.org,br,mas eu peguei o texto abaixo de: Msn Verde


"Um estudo patrocinado pelo Banco Mundial indica que, se a temperatura do planeta e o ritmo do desmatamento da Amazônia aumentar, a região pode sofrer um processo de “savanização” da floresta.
O relatório, divulgado pela revista BioScience, analisa o chamado “Amazon Dieback”, processo em que a bacia amazônica perde a densidade de sua biomassa como consequência das mudanças climáticas. Com menor densidade de biomassa, a floresta se torna mais suscetível a queimadas.
Segundo o relatório, existe alto risco de que esse processo ocorra no sul e sudeste da Amazônia, região bastante afetada pelo desmatamento conhecida como Arco do Fogo. No sul da Amazônia, por exemplo, os cenários indicam que a possibilidade da região se tornar savana é de 30%, no cenário otimista, e 87%¨, no cenário pessimista.
Segundo Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial entrevistado pela revista BioScience, é possível reverter o processo de savanização com medidas de prevenção.
“Primeiro, é preciso evitar desmatamento no oeste e nordeste da Amazônia com o máximo de áreas protegidas possível. Isso porque nessas áreas a floresta é resiliente. Depois, é preciso reduzir o desmatamento no sul e sudeste, com um esforço especial para salvar espécies”. "
* Publicado originalmente no site Amazônia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=384088.

Fui eu que fiz essa imagem acima...Fico legal?
Forks Diary

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações