Herança

Todos os dias, vejo notícias de todas as partes do mundo, tragédias sem fim, perdas incontáveis, lágrimas irreparáveis.
E isto me faz pensar: Até onde chegamos? O mundo é um completo caos, no qual eu não me sintonizo. Tenho medo desse caos e até onde ele pode nos levar.

As histórias que ouço me fazem refletir sobre o futuro: será que eu desejo ter um filho? Eu quero trazer ao mundo uma criança para viver nessa bagunça? Eu quero deixar isso para o meu filho? Eu não sei. Todos esses problemas fazem com que eu repense uma certeza que tinha por toda a minha vida, até agora.
Eu não quero que meu filho sofra no futuro por causa dos atos da minha geração hoje.
Será que meu filho terá recursos para sobreviver? Haverá florestas ainda? A Terra ainda existirá? O mundo viverá em guerra?
São dúvidas e mais dúvidas que deixam meu coração cada vez mais aflito. E que me deixam com vontade de chorar pelo futuro de um filho que eu não tenho ainda.
Penso que o futuro nos reserva grandes coisas, muitas tecnologias e grandes descobertas na ciência, como a Cura da Aids e do Ebola, mas tudo isso depende de chegarmos a ter um futuro. Não queria ser totalmente negativa, mas quando peso os fatos na balança, eles só me fazem pensar em coisas ruins.
Será que eu poderei ver meu filho no desespero de passar no vestibular? Ou o verei se formar na faculdade? Ou a minha criança estará mais ocupada tentando sobreviver à fome mundial e às múltiplas guerras? O futuro me assombra, dá-me arrepios na espinha.
Apesar de todos esses medos, eu tenho esperança. Se começarmos a mudar os nossos atos a partir de hoje, talvez o futuro do meu e do seu filho não seja tão ruim assim. As vezes, o mundo onde ele viverá não será tão cheio de recursos e imaculado, mas será habitável. Com a tecnologia do futuro, eles saberão preservar e cuidar da Terra, mas isso depende de nós.
Os nossos atos hoje decidirão se os nossos filhos terão ou não futuro. Eu quero que meu filho tenha um futuro, e você? Que mundo você quer deixar de herança para o seu filho? Pense nisso!

Marcela Gobonë
10/09/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações